terça-feira, 10 de abril de 2012

Como continuar surfando até os 90 anos

  Infelizmente chega o dia na vida de todo surfista em que ele atira a toalha figurativamente, coloca 
sua prancha de volta na garagem e dá adeus ao esporte para sempre. Para alguns esse dia vem
acompanhado de uma hipoteca, uma família, um emprego que exige muito, uma mudança para 
longe da praia, ou alguma lesão séria. Para outros como Dorian ‘Doc’ Paskowitz, a única coisa que 
pode afastá-lo do surf é a própria morte. No auge dos seus incríveis 90 anos, Doc não pensa em 
desistir de surfar. Recentemente ele nos revelou algumas dicas que o mantiveram na água desde 1932.

Doc Paskowitz descansa entre as séries com Kelly Slater e Rob Machado. Foto: Aichner

  “Eu realmente não consigo mais enxergar direito, então tenho que confiar no meu ‘feeling’, 
no que estou sentindo e ouvindo enquando surfo. Eu não consigo mais ficar de pé, então vou 
de joelhos. Não consigo entrar numa roupa de borracha agora, e tenho plena certeza que não 
conseguiria sair de dentro de uma. Então, na minha idade, só surfo quando vou pro Hawaii. 
Não suporto mais água gelada. Mas quando estou no Hawaii, surfo todos os dias.”

  Toda manhã, entre 6:30 e 7:00, eu ando na praia de Salt Creek. Eu ainda sinto a mesma emoção 
que eu sentia quando comecei a surfar em 1932. Mesmo assim, não posso entrar na água da 
California hoje, por causa do frio. Eu ainda digo para alguém remar oupegar uma boa pra mim. 
Mas eu ainda sinto a emoção.”
  “Não como nada com açúcar. Faço uma dieta de pouca gordura e ando, ando, e ando mais.
Permanecer saudável é mais do que apenas não ficar doente. Tem a ver com o vigor que se tem 
na vida. Mas você deve trabalhar para sua saúde. Tenho cinco pilares de vida que sigo `a risca: 
Dieta, exercício, descanso, lazer, e atitude mental. Você precisa ser positivo, e deve fazer tudo 
isso todos os dias. Tem que trabalhar para isso.”
  “Na vida, é preciso se mover, mover, mover. É difícil para a morte te pegar enquanto você está 
correndo. A morte te encontra muito mais fácil quando você está sempre na cama.”
  “Quando se tem 90 anos, todo dia é realmente um novo dia. Seu corpo se torna um carro velho
- sempre tem alguma coisa quebrando. Um dia é o joelho, no outro, seu estômago. É por isso que 
você deve cuidar bem de você mesmo. Um grande problema é que as pessoas comem demais
no jantar. Assim como se você tivesse bebido muita cerveja ou tequila na noite anterior, você vai acordar 
no dia seguinte com uma ressaca, mas essa, causada pela comida. 
  A maioria das pessoas precisa pular da cama todas as manhãs, e elas param de acordar com vigor. 
Se você não comer muito no jantar, vai se sentir melhor no outro dia.”
  Para mais dicas de como se manter saudável por Doc Paskowitz, dê uma olhada em seu 
 livro, Surfing and Health, ainda sem tradução para o Brasil.
Por: Nana Meloso - Redação Camera Surf




Nenhum comentário:

Postar um comentário