sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Espelho do Surf Catarinense

Por David A. Husadel

O calendário abaixo reflete o volume de campeonatos de surf em que a Federação Catarinense de Surf - Fecasurf participa diretamente no decorrer do ano. Promovendo, captando recursos e realizando no Estado de Santa Catarina. Alguns eventos que são fora do Estado, são eventos nacionais onde a Fecasurf está presente com sua delegação representando a bandeira catarinense: Eventos da Confederação Brasileira de Surf no Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Das 52 semanas no ano, a Fecasurf estará realizando 29 eventos, isto sem contarmos eventos realizados diretamente por Associações Locais, mas que a Fecasurf também participa. A Associação de Surf de Itajaí, Associação de Surf de Imbituba, Associação de Surf de Balneário Camboriú, Associação de Surf do Campeche, Associação de Surf da Joaquina, Associação de Surf do Costão dos Naufragados (Barra Velha), Associação Francisquense de Surf, Associação de Surf de Laguna, Associação de Surf Ingleses/Santinho, Associação de Surf de Bombinhas e Associação de Surf do Matadeiro são apenas alguns exemplos de entidades ligadas a Fecasurf, mas que realizam competições e eventos regularmente, algumas de maior porte outras de menor porte, mas sempre promovendo o surf em suas praias.

Neste processo se promove o turismo, a cidadania, o mercado de surf e o mercado local e a revelação de talentos do estado. Assim podemos afirmar que o surf já faz parte da cultura catarinense.
Toda esta força da Fecasurf é fruto do trabalho contínuo realizado com seriedade e visão nas últimas três décadas. Hoje o Presidente da Fecasurf é o Sr. Frederico Leite, que vem promovendo e apoiando a participação ativa das associações locais, pois acredita que o melhor trabalho é aquele realizado em equipe.

Em depoimento ele afirma: ”... acredito que quando dividimos o trabalho, as responsabilidades e o prazer de estar realizando estes campeonatos que já fazem parte de nossas vidas, os resultados sempre serão positivos. Aproveito para agradecer o apoio e confiança do Governo do Estado através da Fundesporte, das Prefeituras Municipais, da VIVO, da Oceano Surfwear e da Oakley”.

Agora a Fecasurf esta trabalhando com mais uma novidade no surf brasileiro, que é a realização de uma etapa do circuito ALAS – Associação Latino Americana de Surf. Esta associação é muito forte na América Latina e realiza eventos há vários anos, mas o Brasil, por ter ligação muito forte com a Association of Surfing Professional – ASP, nunca interagiu de forma expressiva. Este evento ainda é uma tentativa, mas se realizado abrirá boas oportunidades para os atletas brasileiros.

Outra surpresa positiva que surgiu recentemente é a realização de uma das seletivas nacionais da categoria Master. Será a 3ª. etapa, Bahia e Ceará já realizaram as primeiras, que servirão para formar a Equipe Brasileira Master que irá competir no Mundial Master da International Surfing Association – ISA, que acontece em El Salvador no mês de outubro. Esta 3ª. Seletiva acontecerá em Itajaí nos dias 3 e 4 de setembro, atraindo os grandes ídolos da primeira geração de competidores da ABRASP.
Bem, este é um espelho do surf catarinense, sem mencionar, mas lembrando dos atletas catarinenses que passaram por todas as categorias de base da Fecasurf e hoje estão brilhando ao redor do mundo em grandes competições.






Circuito Catarinense Oceano no Santinho



Thiago Bianchini rasgou com pressão e levou a Pro



Equipe Catarinense



Andre Heiden, atleta Oceano, no pódio do Brasileiro Amador



Equipe Fecasurf



David Husadel e Fred Leite



Jean da Silva em entrevista on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário