terça-feira, 26 de julho de 2011

Lendas do surf duelam no Rio de Janeiro

O SuperSurf ASP World Masters Championship foi inaugurado com vitória brasileira de Flávio ‘Teco’ Padaratz na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro, na manhã dessa terça feira (26/07).

No entanto, como as ondas estavam muito pequenas na terça-feira, só as seis baterias da primeira fase Master, para os surfistas com idade entre 36-49 anos, foram realizadas. A Grand Master, para os que completaram 50 anos ou mais, ficou para a quarta-feira. Mas, a primeira chamada do dia, às 8 horas, será para as duas categorias. A decisão de qual delas vai abrir o dia será anunciada após a análise das condições do mar no Arpoador.
O clima de confraternização entre os ídolos de várias gerações do surfe mundial no evento que há muitos anos não acontecia, o último tinha sido em 2003 no Havaí, é o grande atrativo do SuperSurf ASP World Masters.


Teco Padaratz não deu mole e venceu sua bateria


Gary "Kong" Elkerton em floater nas merrecas cariocas


O mestre do estilo, Tom Curren, também deu seu show no Arpoador


Guilherme Herdy somou 14.10 na sua bateria, garantindo a vitória na segunda bateria


Occy abrindo o leque com estilo

O formato de competição do SuperSurf ASP World Masters Championship é especial e só utilizado neste evento, sem eliminar ninguém nas primeiras fases. Na categoria Master, os 24 competidores são divididos em seis baterias e todos ainda competem mais quatro vezes com adversários diferentes, somando os pontos dos seus resultados. Os vencedores marcam 10 pontos, os segundos colocados ganham 7, os terceiros levam 4 e os últimos só 1 ponto. Barton Lynch ficou com o mínimo nesta primeira bateria e Richard Lovett somou 7 pontos pelo segundo lugar. Após as cinco fases, os oito que totalizarem mais pontos se classificam para os duelos homem-a-homem das quartas de final.

Na quarta-feira todos voltam a se apresentar no Arpoador, mas com adversários diferentes na segunda fase da categoria Master. No entanto, a Grand Master também pode ser iniciada e a chamada das 8 horas é para as duas categorias. A que entrará primeiro no mar será decidida na reunião da comissão técnica. Se a escolhida for a Master, o primeiro confronto do dia será entre o australiano Barton Lynch, o norte-americano Brad Gerlach e os brasileiros Peterson Rosa e Guilherme Herdy. Se for definido pelo início da Grand Master, entrarão o sul-africano Shaun Tomson, os havaianos Hans Hedemann e Buzzy Kerbox e o brasileiro Daniel Friedman.

Com o patrocínio da Peugeot e co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, o SuperSurf ASP World Masters Championship vai distribuir um prêmio recorde de 220 mil dólares no evento que também conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da ASP por três anos no Brasil e a competição poderá ser acompanhado ao vivo pelo www.supersurf.com.br

Textos: João Carvalho - Fotos: © ASP / Cestari

Nenhum comentário:

Postar um comentário