quarta-feira, 27 de julho de 2011

Artesão contemporâneo - confira vídeo de Ricardo Martins

A prancha é a extensão do corpo de cada surfista. Pensando assim, Ricardo Martins faz pranchas perfeitas para alguns dos melhores do mundo. Confira o vídeo feita pela Vodka russa Ketel One.



Surfista profissional nos anos 80, o carioca Ricardo Martins acabou ficando famoso como um dos melhores shapers – construtores de pranchas – do Brasil e do mundo. Com paciência e precisão artesanal, cria pranchas há mais de 20 anos, e em 1993 fundou com Joca Secco e Lula Menezes, a Wetworks, uma das mais conceituadas fábricas de pranchas no Brasil.

Seu conceito de como deve ser a prancha perfeita é quase zen: “a prancha tem que ser uma extensão do corpo do surfista – se ele pensa em ir para a direita, a prancha já começa a acompanhar”, afirma. Ele acredita em criar sempre um produto diferente, e espera “fazer diferença na vida” de cada surfista que encomendar suas pranchas.

“Hoje temos máquinas, programas de desenho de prancha – mas acredito que depende muito da pessoa que está por trás de tudo. Ela não deixa de ser uma coisa artesanal, e as boas pranchas vão continuar sendo feitas dessa maneira – a mão do homem acaba passando para o objeto”, resume sua filosofia.

Ketel One Club
A vodca Ketel One reuniu em um clube seleto artistas, músicos e artesãos que compartilham do mesmo sentimento de cuidado artesanal com suas obras. Sob o mote “coisas feitas com o cuidado de um artesão são mais interessantes”, o clube reúne 28 criadores de São Paulo e do Rio, e se transformou numa série de minidocumentários dirigidos por João Jardim (de “Janela da Alma” e “Lixo Extraordinário”) mostrando esses homens que “enxergam valor no que é profundamente pensado para ser único”.

Via: +Soma

Um comentário: