quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os maiores aliados das boas ondas estão ameaçados

Segundo relatório da World Resources Institutes (WRI), 75% dos recifes de corais (reefs) do mundo estão ameaçados.

O relatório "Reefs at Risk Revisited", elaborado por 25 organizações ambientais e centenas de cientistas, identificou 27 países mais vulneráveis à degradação dos recifes de coral, o Brasil entrou na lista.



Confira acima as regiões mais degradadas, o Brasil também tem que fazer sua parte. (gráfico WRI)


O desenvolvimento costeiro, a poluição dos mares e a sobrepesca são algumas das pressões locais que ameaçam cerca de 60% dos recifes de corais.

Se nada for feito, a estimativa é que o percentual de recifes ameaçados salte de 75% para 90% em 2030 e para quase todos os recifes em 2050.



Somos todos responsáveis, vamos preservar os oceanos. (foto WRI)


No relatório, também foram incluidas as ameaças das mudanças climáticas, como o aquecimento dos oceanos, que causa branqueamento dos corais, e o aumento da acidificação dos oceanos, devido ao dióxido de carbono.

"Os recifes de coral mantem estáveis nossos suprimentos alimentares e produzem compostos para encontrar soluções em medicamentos para o câncer, doenças cardíacas e HIV. Quando garantimos a preservação dos recifes, garantimos também o futuro dos humanos”, explica Mark Spalding, cientista marinho sênior da TNC (ONG The Nature Conservancy) e principal autor do relatório.

Além disso, os recifes de corais proporcionam os melhores fundos para a prática do surfe, influenciando na qualidade da formação das ondas. Por isso galera, vamos cuidar de nossos mares, KEEP THE OCEAN BLUE!



Ondas como essa podem perder qualidade sem corais, Caetano Vargas virando na base no Hawaii.

Fonte: WRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário