terça-feira, 22 de março de 2011

Fernando de Noronha, um Oceano de história e aventuras no Paraíso



A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome "Quaresma".

Sua descoberta, em 1503, é atribuida ao navegador Américo Vespúcio, participante da segunda expedição exploratória às costas brasileiras, comandada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, cristão novo, arrendatário de extração de Pau-Brasil.
"O paraíso é aqui." Assim Américo Vespúcio descreveu o Ilha em 1503, que chamou de São Lourenço.

"O paraíso é aqui", disse Vespúcio quando abordou aquela ilha deserta em l0 de agosto de 1503, logo após o naufrágio da principal nau das seis que compunham a expedição. A carta que escreveu, a LETTERA, é o primeiro documento relativo à Ilha, a qual chamava de São Lourenço, fala de "infinitas águas e infinitas árvores; aves muito mansas, que vinham comer às mãos; um boníssimo porto que foi bom para toda a tripulação". Em decorrência da descoberta, em 1504, foi doada a Fernão de Loronha, que havia financiado a expedição. Foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil, porém jamais ocupada pelo seu donatário.

Em 1988, por força da Constituinte, o arquipélago foi reintegrado ao Estado de Pernambuco, sendo hoje um Distrito Estadual. Também em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho, coexistindo, no espaço de 26 km², o PARNAMAR/FN e a Área de Proteção Ambiental estadual.

Em 13 de dezembro de 2001, a UNESCO considerou o arquipélago SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL, tendo o diploma sido entregue em 27 de dezembro de 2002. Em 2003, comemorou-se 500 anos da entrada de Fernando de Noronha na história dos homens. 500 anos da sua primeira abordagem, de sua descrição, por um dos maiores navegadores da história, Américo Vespúcio.
fonte: www.noronha.pe.gov.br

Os surfistas começaram a desbravar as águas e as ondas de Fernando de Noronha na década de 1970. Vi em uma revista o surfista Dentinho, surfando ondas muito ocas e nadando com tubarões. Mas foi a partir da década de 1980 que o surf brasileiro tomou conhecimento da qualidade de suas ondas e começou a virar rota obrigatória na época do verão.

O atleta da Oceano, Greg Cordeiro, é assíduo freqüentador neste período para as competições e para a produção de material para a Oceano. Neste ano ele também teve a companhia do amigo e parceiro de equipe Caetano Vargas. O fotografo Marcio David registrou em centenas de fotos a confirmação de Vespúcio, quando disse, "O paraíso é aqui".









































Nenhum comentário:

Postar um comentário