quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Planeta Azul por Afonso Cerejo - Uma TRIP pela América do Sul



Meu nome é Afonso Cerejo, Português a viver em Joinville e participante na recém viagem pela América do Sul com um grupo de familiares e amigos Joinvillenses (a Lisa, o Gui, o Breno, o Eduardo, a Kita, o Bruno e o Victor) acompanhados da excelente campanha de preservação da nossa Natureza produzida pela empresa local de nome Oceano que tão bem se faz representar neste capitulo com a sua mensagem "Mantenha o Oceano Azul".
A ideia da reciclagem e da preservação do ambiente já vem de muito atrás na minha cabeça e antes também da hora em que escrevo este texto, mas, nunca é demais e aproveitando a oportunidade, de reforçar a ideia de que o mundo que nos rodeia também é a nossa casa, o nosso meio de substistência e de prazer que nos permite viver em harmonia e plena felicidade partilhando tudo de bom que a Natureza tem para nos oferecer.
Neste meio em que nos inserimos, como uma parte e não como um todo, os Oceanos, a água, melhor dizendo, é a parte mais importante de tudo, pois ela é realmente a nossa fonte da vida e devemos cuidar ainda mais dessa parte a todo o custo sob pena de deixarmos morrer tudo devido à falta da mesma.
Ao longo dos ultimos anos os efeitos nocivos introduzidos pela alta tecnologia crescente e ganaciosa em demasia, quase sempre sem regras e sem olhar a meios, levou à destruição e contaminação de muitos oceanos, rios e lagos existentes por todo o mundo levando o ecosistema a alterar-se imenso e a perder muitas das suas qualidades que permitem a regenaração do sistema e a manutenção do mesmo.
A Terra é chamada de Planeta Azul pois quando vista do espaço apresenta uma tonalidade azulada. Isto acontece, porque cerca de 71% da sua superfície está coberta por água.

Algumas curiosidades de alerta:
- O Homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média, 4) por falta de água no seu organismo;
- Uma torneira a pingar, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia;
- Uma Descarga do Banheiro que esteja a perder água, desperdiça em seis meses, 171.000 litros de água;
- Três litros de um produto solvente (diluente para tintas, por exemplo) podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea;
- O consumo excessivo de águas subterrâneas leva à invasão salina (salinização) dos lençóis de água doce, pela água salgada do mar quando perto dos Oceanos.
Perante estes factos, cabe a nós, como seres responsáveis e que no nosso dia-a-dia também acabamos por contribuir de forma indirecta a essa destruição do meio em que estamos inseridos (e dependentes), cuidar e preservar como mais ninguém desse tão amado e desejado bem, lutando sempre mais e mais para que toda a poluição produzida, nos seus variados sentidos, não chegue à água e continue a “matar” o tão precioso bem que é de todos.


Outrora um lago bonito, cheio de vida e de pureza, e agora? Mais um local ermo e árido como tantos outros mais que proliferam pelo Mundo


Quem não prefere a natural harmonia de um lago rodeado de verde e com o replandescente azul da água limpa e pura?

Sem esta água o planeta morrerá e os organismos vivos não resistiram mais do que períodos limitados, e, com o desaparecimento destes recursos hídricos, o Homem não poderá sustentar-se mais do que o tempo que durem as suas reservas
Assim, e com a ajuda da espectacular e inovante ações da empresa Oceano, que com muito gosto todo o grupo abraçou na nossa ultima viagem por todo o Sul da América do Sul, tivemos oportunidade de fazer um pouco mais pelos outros que egoisticamente deixam o seu rasto de lixo por onde quer que passam sem se preocuparem que a seguir vai vir alguém que também precisa de ocupar o espaço que eles encontraram limpo, aprazivel e organizado para que os demais também desfrutem como eles o desfrutaram.
Passamos em cidades, vilas, aldeias remotas, casas isoladas, jardins floridos lindissimos, montes e vales verdejantes, rios, lagos e oceanos, mas os incontornáveis desertos, as imensas planicies áridas com muito poucos sinais de vida, ainda as permanentes e imensas salinas outrora grandes lagos, lá estão a "manchar" a paisagem dando um outro "colorido" menos agradável de sentir quando se passa.
Encontrámos gentes e animais de muitas espécies, com alguns convivemos de muito perto, muitos sinais de poluição, principalmente nos centros mais urbanos e essencialmente muita falta de cuidado dessas gentes para com o seu habitat. Isso nos deixa pensar que viajar é cada vez mais um bem necessário para tomarmos consciência do mundo em que vivemos longe do nosso reduto e rotineiro meio de vida.
Em todos os locais, principalmente áreas de lazer e junto ás praias por onde passámos, fomos sempre recolhendo o nosso (e o deixado por outros) lixo de forma a deixar o espaço aprazivel para os próximos. Tivemos ainda várias oportunidades de mostar e divulgar a campanha junto de habitantes locais, guardas dos Parques Naturais, turistas, sendo tanto adultos como crianças, no sentido de eles mesmos seguirem a mesma filosofia e recolherem sempre os seus detritos (de preferência com bolsas biodegradáveis como as que entregámos) e colocá-los nos locais adequados de forma a que o processo de reciclagem seja mantido, melhorado e assim todo o ecosistema funcione mais e melhor como se deseja.
Agora algumas memórias da nossa passagem e da nossa mensagem em áreas de paisagem protegida.










Uma praia na entrada do Uruguay;





Algures na Ruta 3 já na Argentina;



Na peninsula de Valdés na Argentina;



Em San Julian na Argentina





No Glaciar Perito Moreno;

Só lutando desta forma conseguiremos mantêr o ecosistema limpo e equilibrado para que possamos continuar a usufruir tudo de bom que ele nos permite ter na vida. A ele devemos a nossa vida, por ele teremos de lutar.
Pela água e pelos Oceanos continuaremos a lutar, por nós e pelos demais que precisam de ser alertados de forma séria e eficaz ajudando a denunciar e a punir sériamente quem não o faz.








A opção é nossa!!!

A Oceano e o KOB (Keep the Ocean Blue) agradecem muito o empenho da galera pelas ações realizadas!

Aguarde a parte 2!

Um comentário: