quarta-feira, 13 de outubro de 2010

3° Workshop SCMC



Nos dias 22 e 23 de setembro aconteceu o terceiro workshop com Jackson Araujo e times criativos, em Jaraguá do Sul.

Criatividade & Transformação por Jackson Araujo, Consultor Criativo do SCMC #6

Durante dois dias ao lado dos 17 Times Criativos, fizemos uma imersão no storytelling das marcas e no universo particular de cada participante. Em ambos os exercícios, buscamos a essência de cada um e sua representação visual.
No Baú da Identidade, os Times contaram a história das marcas dentro de caixas que viraram maletas, pufes, câmeras polaroide e até latas de sardinha. Em todas, emoção e surpresa, predominando a palavra-chave Empreendedorismo, marca registrada da indústria local.
Na Expedição ID, cada participante foi convidado a trazer um objeto que representasse a sua história de vida. Mais emoção, declarações de amor e doses de verdade. Desde um telefone verde até um LP resgatado nas enchentes – que marcam a vida de vários integrantes dos Times Criativos -, em tudo a importância da história familiar, a forte figura das avós, questionamentos religiosos, a presença da música e da dança, a importância da renúncia em prol do coletivo.
Com os elementos, montamos um verdadeiro patchwork colaborativo em que ficou desenhado e claro o quanto somos iguais, mas diferentes.
Dividimos a sala em três grupos multidisciplinares.
A "Tradição Contemporânea" virou a Cartela de Cores oficial do SCMC #6 pelas mãos de um dos grupos, que criou belas tonalidades inteligentemente batizadas de verde-telefone, nude-álbum, rosa-barbie… Total resgate de palavras-chaves que se repetiram durante as horas em que passamos a nos conhecer mais e melhor.
Uma construção enxaimel foi erguida por outro grupo com tubos e caixas de papelão, envolta com papel-madeira e tiras de malha, simbolizando a importância do trabalho colaborativo.
Outro grupo se focou na elaboração de uma tendência de comportamento de consumo que englobasse o conteúdo estudado até agora, refletindo esse desejo de criar uma nova relação entre Marcas e Moda fundamentada pela importância de um Design genuíno e autêntico. Nasceu "Alma – Uma Experiência Sensorial".
Para finalizar, mergulhamos no mundo dos Parangolés de Helio Oiticica, onde passamos da condição de espectadores para a de participantes. E dançamos envoltos em pedaços de tecido "costurados" sobre o corpo com alfinetes de segurança.
Foi intenso. Nunca mais seremos os mesmos.

"É um privilégio participar do SCMC. Como profissional do setor de moda sinto o enriquecimento que esse projeto traz para os professores, alunos, profissionais que já atuam diretamente na cadeia produtiva de moda e empresários. É primordial no desenvolvimento das pessoas a solidificação das relações que as capacitam e as integram em diferentes fases do desenvolvimento de produto para elevar nossa condição de reprodutores para inovadores na cadeia produtiva de moda. Essa construção coletiva de saberes teóricos e práticos está tornando possível a integração entre empresas e academia no Estado de Santa Catarina. Se continuar nesse ritmo, com o tempo, a cultura que está se desenvolvendo no SCMC irá tornar mais sólido e representativo o Estado no que diz respeito às idéias e ações que derivam do projeto e refletem em avanços nas questões educacional, social e econômica para o setor de moda." - Lucas da Rosa, professor.

"Que legal foi o último workshop. Gostaria de agradecer a todos e, em especial, ao Jackson, Luca e professora Bell, por terem dado a oportunidade de estarmos no time da Copa & Cia. Estou ampliando meus olhares para um novo conceito de moda. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Fiquei muito emocionado com os depoimentos de cada um com seus objetos. Todos somos iguais, embora sejamos diferentes. Isso ficou muito claro na hora do parangolé… hahahaha adoreiiiiiiiiii…
Parabéns times criativos, parabéns diretoria do scmc. E mais uma vez, muito obrigado por terem me dado a chance de ampliar minha visão e meu intelecto. E VIVA O PARANGOLÉ…." - Marco Aurélio Ferrari, estudante.

Por: Blog SCMC


















Abaixo fotos do projeto "Baú id" Oceano.









Nenhum comentário:

Postar um comentário